fuxicando a leitura *1 - 4ª série B


A leitura pode ser uma experiência de transformação que permite ao sujeito nunca mais ser a mesma pessoa depois de passar por ela. Acreditando nisso, os alunos da 4ª série "B" puderam aprender, ao longo deste ano de 2009, que "aprender a ler e a escrever não é decorar "bocados" de palavras para depois repeti-los", como assim dizia Paulo Freire. É sim, testemunhar mudanças, compreender-se enquanto ser que participa e faz a diferença.

Nesse sentido, diversos momentos e espaços de leitura foram criados. Um deles, chamado Vitrine do Livro, consistia na apresentação de um livro com o propósito de despertar na classe a curiosidade em lê-lo.Os alunos puderam participar por mais de uma vez dessa vitrine, pois a cada livro que liam poderiam ir à vitrine.Para consagrar esse momento/espaço, em continuidade, surge o Fuxicando a Leitura, cujo objetivo era expandir essa leitura para a família dos alunos.


O vídeo mostra uma das oficinas Fuxicando a Leitura. Nessas oficinas, os alunos formavam grupos diversos para bater papo, ler, rir e fazer fuxico - aquela florzinha de tecido colorido usada para embelezar blusas, bolsas, colchas etc - que eram produzidos em rodas de conversas quando as famílias e amigos se reuniam para ouvir "causos", anedotas ou histórias.
Nas oficinas todos tinham a oportunidade de ler, de ouvir de rir, de escolher, de cortar e costurar tecidos, de fuxicar a leitura. De compreender que ler, além de dar um grande prazer, aproxima as pessoas numa compreensão de mundo diferenciado.
Os fuxicos produzidos pelos alunos decoraram uma sacola para ser levada com livros pelos alunos para suas casas, com o intuito de fuxicar a leitura em casa, para os seus familiares.

Profª. Diana


Nenhum comentário: